O cozido à portuguesa é uma das mais tradicionais e apreciadas receitas da culinária lusitana.
Primeiramente, este prato robusto e nutritivo combina uma variedade de carnes, legumes e enchidos, cozidos lentamente para extrair o máximo de sabor e textura.
Em primeiro lugar tempere de véspera as carnes com sal e reserve no frigorifico. Então no dia seguinte, coloque as carnes numa panela grande cubra com água e leve ao lume alto até ferver.
Em seguida baixe o lume e deixe cozinhar por cerca de uma hora ou até as carnes ficarem macias e cozidas. Entretanto retire as carnes da panela e reserve o caldo.
Numa outra panela grande, coloque os legumes (batatas, cenouras, nabos, couve) e os enchidos (chouriço, farinheira e morcela) por cima dos vegetais.
Cubra com metade do caldo das carnes reservado e complete com água corrente se necessário. Tempere com sal a gosto e leve ao fogo alto até ferver.
Em seguida volte a baixar o lume e deixe cozinhar por cerca de vinte minutos ou até que os legumes estejam cozidos.
Numa frigideira pequena, aqueça um pouco do caldo das carnes reservado e junte o feijão branco. Deixe aquecer bem, mexendo ocasionalmente.
Para servir, corte as carnes em pedaços grandes e os enchidos em rodelas grossas. Coloque numa travessa grande junto com os legumes cozidos.
Por fim, sirva acompanhado com o feijão branco e também com arroz branco cozido na água das carnes, fica bastante saboroso.
E já temos o cozido à portuguesa feito e bem saboroso. Bom apetite!
O bolo pudim é uma sobremesa que surpreende pela sua dualidade de texturas e sabores.…
As asas das borboletas não apenas exibem cores deslumbrantes, mas também transmitem significados simbólicos específicos.…
A Arruda, uma erva conhecida por suas folhas verdes e aroma forte, tem desempenhado papéis…
O alho em leite é considerado um remédio natural com propriedades medicinais há muitos séculos.…
O chá de canela e louro é uma bebida aromática e reconfortante que combina os…
A folha de nespereira é um ingrediente pouco conhecido, mas que pode ser utilizado de…