A erva-cidreira de seu popular ou Melissa, é uma planta natural que nasce na natureza, onde podemos encontrar vários tipos de plantas medicinais que podem ajudar a combater várias doenças, melhorando a qualidade de vida.
Podemos usar esta planta de diversas formas, como chás, infusões, sucos, entre outros. E ainda por cima, você apenas precisa de duas folhas para desfrutar de seus inúmeros benefícios.
Benefícios da Erva-cidreira e suas propriedades anti-inflamatórias
Uma dessas plantas é a erva-cidreira, que é fácil de ser cultivada e pode ser mantida disponível o ano todo em um vaso.
Devido à presença de compostos fenólicos, como o ácido rosmarinho, faz com que melhore a nossa qualidade do sono, combate também a ansiedade, o stress e alivia os sintomas da TPM.
Mas também podemos usar para aliviar as dores de cabeça e cólicas devido à sua ação analgésica e relaxante.
Como é rica em ácido rosmarinho, cafeína e cumarina, a erva-cidreira tem ação anti-inflamatória, combate a herpes labial, elimina fungos e bactérias do intestino e do trato urinário e ajuda na eliminação de pedras nos rins.
Além disso, devido aos seus flavonoides e compostos fenólicos, tem ação antioxidantes e combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e contribuindo para a saúde do coração.
Esta planta também pode ajudar na prevenção do Alzheimer, pois é uma fonte de fenólicos, como o citral.
Como preparar o chá erva-cidreira
Para confeccionar o chá é aconselhável utilizar só 2 folhas, que podem ser frescas ou secas.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de erva-cidreira (equivalente a duas folhas)
- 1 xícara de água quente.
Preparação:
Coloque as folhas em água quente, tampe e deixe descansar. Coe e beba o chá em seguida. Beba de 3 a 4 xícaras da infusão por dia.