A utilização do Álcool alecrim já vem dos tempos antigos, muito conhecido e usado nos países da costa mediterrânica.
Sabe-se que eram as mulheres destes países que faziam a colheita da planta para depois usá-la nos mais variados tratamentos.
Propriedades e Benefícios
O alecrim, com todas as suas propriedades e utilidades, é ótimo para as mais variadas utilizações, como você pode ler a seguir:
Alívio do Stress
Ótimo para aliviar o stress depois de um dia de trabalho, ele faz com que o seu sistema nervoso fique mais tranquilo. Ajuda na fadiga mental e no cansaço corporal.
Diabetes e Outras Condições
Muito bom também para quem tem problemas com diabetes, ele vai ajudar a assimilar o excesso de açúcar no seu organismo.
Também ajuda para quem sofre de anemia, problemas de menstruação curta, e até na circulação sanguínea.
Digestão e Sono
É um bom digestivo para aquelas pessoas que têm mais dificuldade na digestão, mas também para as pessoas que não conseguem logo adormecer para descansar. E para quem está resfriado e com bronquite, é excelente.
Cuidados com o Cabelo
Fazendo seu chá de alecrim vai ajudar a diminuir a queda de cabelo e também a caspa. E não se fica por aqui, todas as suas propriedades são quase infinitas.
Preparação de Álcool de Alecrim
A seguir vamos colocar como você deve fazer o álcool de alecrim, e beneficiar desta planta.
De preferência, você deveria usar um ramo verde ou cortá-lo pelo pé. No caso de não ter em casa, você pode usar a seca, embora o resultado final não seja igual.
Então, coloque o alecrim dentro de uma garrafa de vidro e junte álcool de 70º (existe em farmácias) e verter até que o alecrim esteja coberto.
Contudo deve guardar em local escuro durante 2 semanas no mínimo, é aconselhável agitar a garrafa todos os dias.
Ao fim do tempo de repouso, passe o líquido por um coador para dentro de um vidro com tampa e guarde onde não exista luz nem calor.
Deve-se utilizar 3 vezes ao dia, massageando a zona que quer aplicar (exceto em zonas que existam feridas e mucosas). Depois de aplicar, lave as mãos.
Nota de Cuidado
Não é recomendado a grávidas ou mães que amamentem, crianças até aos sete anos e, por fim, quem sofre de epilepsia. Contudo, se tiver alguma dúvida, deve ir a um especialista.