Centopeia: Porque não deve esmagar este bichinho se o encontrar

Centopeia

Com certeza, você já se deparou com uma centopeia em sua casa em diversas ocasiões, surpreendendo-se com sua presença.

Estudos indicam que, apesar de ser um bichinho tão pequeno, a centopeia tem uma vida longa e pode sobreviver por vários anos.

Habitat Preferido das Centopeias

A vida de uma centopeia pode chegar até impressionantes 7 anos, sendo a duração mínima de vida estimada em cerca de 3 anos.

Ele se aloja de preferência em locais mais fechados e com pouca luz, ou seja, onde existe mais umidade, sítios menos arejados e, claro, frios.

Existem muitos locais onde podemos encontrá-lo, tais como: adegas, casas de banho, nas rachas das paredes e até mesmo nas lavanderias. É o lugar mais habitual para a sua sobrevivência.

A Utilidade das Centopeias em Casa

Pois é, estamos a falar da centopeia. Ao contrário do que possamos imaginar, não devemos matá-las, pois são preciosas para a nossa casa.

E você pergunta por quê? Ora bem, tratando-se de um inseto, ela se alimenta de formigas, pequenos aracnídeos, baratas e por aí fora.

Assim, ajuda a manter a nossa casa sempre livre de outros insetos menos desejáveis, mantendo o equilíbrio.

Combate Natural às Traças

E onde há umidade, existem as tão indesejáveis traças, que são difíceis de encontrar. Mas as centopeias as encontram e se alimentam delas. Por isso, é uma opção sua permitir que este bichinho faça da sua casa o seu lar também.

Métodos de Eliminação das Centopeias

Mas se quiser eliminá-las, basta que a sua casa seja mais arejada e menos úmida. Outra opção é usar um repelente nos lugares onde você acha que existem centopeias, para se livrar delas.

Pode também optar por apanhá-las e colocá-las na rua, em locais com pedras, onde elas agradecem a nova casa, e assim você evita que outros insetos entrem em sua casa.

4.7/5 - (3 votes)